BIBLIOTECA DIGITAL

GÊNERO: CONTOS E CRÔNICAS

A Carta Roubada

SINOPSE: Exímio contista, os reflexos da sua perturbante obra podem ser vistos tanto na trajetória do conto psicológico, de terror, quanto nas narrativas policiais modernas. Autor de uma obra enxuta e irretocável, Poe escreveu apenas um romance e dezenas de narrativas curtas (que são consideradas por vários especialistas e estudiosos como o ponto alta do seu legado literário).

A Igreja do Diabo

SINOPSE: Este conto, marcado pela ironia, apresenta a história do dia que o Diabo resolveu fundar uma igreja para concorrer com as diversas religiões. De acordo com as leis do Diabo, o importante é promover prazeres de todos os tipos, não importa de que maneira. Aos poucos, os adeptos do novo credo, começaram a não acatar as leis e passaram, às escondidas, a dar esmola aos mais pobres e um pouco mais de atenção aos conhecidos, evidenciando a temática utilizada aqui por Machado da contradição humana.

A Maldicao do Mago

SINOPSE: O segundo volume das Crónicas de Wardstone é a continuação da história do jovem Thomas Ward, o aprendiz do velho Mago do Condado. Agora que Thomas já quase domina o seu ofício, tempos difíceis se avizinham... Thomas vai ver-se perante um terrível dilema, abandonar uma batalha que está muito acima das suas forças e dos seus conhecimentos ou salvar os seus amigos que foram condenados pelo Inquisidor-Mor a morrer na fogueira e, mais difícil ainda, fazer aquilo que o próprio Mago não conseguiu: pôr fim à nefasta influência de um espírito das trevas que personifica o próprio Mal.

A Terra Tem Espaço

SINOPSE: Isaac Asimov conseguiu reunir em um único livro uma máquina que vê o passado, eleições presidenciais por computador, fuga de uma cela quadrimensional, adultério com robôs, lições de matemática em 2157 e muito mais...

Amor é Prosa, Sexo é Poesia

SINOPSE: Os textos de Arnaldo Jabor têm o poder de despertar, inquietar, polemizar. Ácidos, líricos, deliciosamente vorazes, estão sempre sintonizados com os assuntos que mexem com a vida dos brasileiros e brasileiras. 'Amor é prosa, sexo é poesia' reúne suas melhores crônicas sobre nossas obsessões mais íntimas - sexo e amor, família, mulheres. São 36 textos em que Jabor anuncia sem pudores sua fome de beleza em tudo; na vida, na política, no amor, no sexo.

As Cariocas

SINOPSE: As Cariocas é uma coletânea de crônicas de Sérgio Porto publicada originalmente em 1967.[1] Possui ao todo 6 crônicas abordando diferentes enredos, porém todas com um ponto em comum, cada crônica é ambientada em um bairro carioca e protagonizada por uma heroína bonita natural do Rio de Janeiro.

As Mentiras Que os Homens Contam

SINOPSE: Quantas vezes você mente por dia? Calma, não precisa responder agora. Também não é sempre que você conta uma mentira, só de vez em quando. Na verdade, quando você mente, é porque precisa. Para proteger o outro - e, de preferência, a outra. Foi assim com a mãe, a namorada, a mulher, a sogra. Tudo pelo bom convívio social, pela harmonia dentro de casa, para uma noite mais agradável com os amigos. Você só mente, no fundo, para poupar as pessoas e, sobretudo, para o bem das mulheres.

As Miniaturas do Terror

SINOPSE: Assim como seduziu o Sultão com sua narrativa, Cheherazade também vai entusiasmar o leitor com as histórias de As Mil e Uma Noites, obra-prima da literaturas árabe, traduzida em todos os idiomas do mundo. Contos maravilhosos e de aventuras, histórias de amor e intrigas de namorados, romances de viagens, aventuras de cavalaria e guerra, lendas fantásticas cheias de crueldades, cenas de zombaria, anedotas brejeiras e pornográficas, episódios fantásticos e obscenos, lutas religiosas, parábolas e apólogos, fábulas, histórias de erudição enfim, a vida em toda a sua maravilhosa diversidade transpira em cada um destes textos, envoltos de beleza e encantamento.

Auto da Compadecida

SINOPSE: Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste.