BIBLIOGRAFIA

GÊNERO: POESIA

A Origens das Espécies

SINOPSE: 'Americanas' aborda temas sociais e é composto por poemas patrióticos, como na apologia a José Bonifácio; histórias indígenas, como 'Potira'; bem como outras histórias de personagens de um passado distante.

As Bodas de Luiz Duarte

SINOPSE: A coleção Contos de Machado apresenta, individualmente, boa parte dos contos de Machado de Assis, desde os mais célebres até os menos conhecidos. Sempre surpreendentes, são a melhor forma de se aproximar da obra do autor, reconhecido pela criação de formas literárias inovadoras. É começar a ler para conferir como esses textos conquistam a todos em poucas páginas. São narrativas tão complexas quanto envolventes, nas quais o leitor terá o prazer de encontrar a força e a atualidade de um mestre brasileiro.

Bau de Espantos

SINOPSE: 'Baú de espantos' foi uma das últimas obras de Quintana e reuniu 99 poemas até aquela data inéditos, havendo inclusive escritos de sua juventude, como o poema 'Maria', de 1923, quando ele tinha 27 anos, o que confere ao livro uma estrutura de rigorosa montagem e um caráter especial. Quase todos os poemas são breves e em versos livres, mas há sonetos (alguns com métrica e rima) e mesmo poemas em quadras com versos heptassílabos e rimados.